Cinco tendências da Construção Civil que prometem se destacar em 2019

As tendências da construção civil podem ser ótimas aliadas dos investidores no próximo ano. A estimativa de crescimento para o setor com o aumento do Índice de Confiança da Construção (ICST), calculado pela FGV/IBRE, que chegou a 84,7 em novembro de 2018 – o maior nível atingido desde janeiro de 2015, mostra a perspectiva positiva para o ano de 2019. Enquanto em 2018, o PIB daconstrução civil registrou o quinto ano seguido de retração. A expectativa é a de que, em 2019, esses números negativos fiquem para trás. A projeção de crescimento de 1,3% pode parecer tímida, mas já significa uma mudança de direção.

As promessas para o futuro são positivas, portanto, é importante estar atento às inovações para se destacar dos concorrentes no mercado. Pensando nisso, separamos uma lista com as cinco principais tendências da construção civil que valem a pena investir em 2019.

tendencias da construção civil

Sustentabilidade

Os danos causados ao meio ambiente pelo setor da construção civil já são de conhecimento público e cada vez mais, as pessoas se mostram preocupadas com os efeitos disso no ecossistema. Dessa forma, a sustentabilidade é uma das mais importantes tendências da construção civil para o próximo ano. De acordo com o Green Building Council Brasil, um projeto de construção sustentável médio é capaz de reduzir em 40% o uso de água, 35% a emissão de gás carbônico e 65% o desperdício. Conservar a energia, melhorar a qualidade do ar, tornar as ações menos poluentes, incentivar a reciclagem e utilizar a matéria-prima eco-friendly são ações indispensáveis daqui pra frente.

Internet das Coisas

A Internet das Coisas (IoT) refere-se à utilização da internet para gerenciar equipamentos e objetos comuns do nosso dia a dia. Na construção civil, essa interação é fundamental para que os projetos possam acontecer de maneira integrada e dinâmica, permitindo a gestão inteligente de equipes e do canteiro de obras, além da execução estratégica de serviços e do aumento da segurança em campo. Como resultado, é possível encurtar prazos, prever possíveis problemas e sincronizar informações e planos em tempo real. Essa tecnologia vem causando transformações profundas e representa uma das tendências da construção civil que devem se fortalecer em 2019.

Realidade Aumentada

Quando falamos em tendências da construção civil a realidade aumentada mostra-se uma inovação tecnológica impressionante, que permite construir projetos de uma forma diferente e bem mais interativa. Essa tecnologia projeta, em um espaço já existente, um projeto ou design em 3D ou dispositivos móveis. Isso significa que ao em vez dos clientes visualizarem só a planta, por exemplo, a realidade aumentada permite que vejam uma projeção da construção finalizada. Entre as as vantagens de utilizar a realidade aumentada, destacam-se: a economia de tempo e de recursos financeiros, maior precisão nos projetos, gestão mais eficiente dos processos, entre outras.

Construção Modular

Como uma solução para racionalizar recursos e aumentar a produtividade a construção modular destaca-se entre as tendências da construção civil. Essa técnica pode ser aplicada com diversas finalidades, não precisa se restringir a um material estrutural específico, podendo se basear no uso do aço, do concreto, madeira ou mesmo novos materiais. A sua utilização oferece inúmeros benefícios, como a qualidade construtiva, redução de prazo de execução, previsibilidade de custo, menor dependência de mão de obra e eliminação de desperdícios são motivos que justificam a implementação da construção modular pré-fabricada.

BIM (Building Information Modeling)

A tecnologia BIM está cada vez mais presente no setor e assim permanecerá com uma das tendências da construção civil. Com uma capacidade incrível de solucionar problemas, permite organizar informações de forma consolidada em uma única plataforma, facilitando o compartilhamento de dados e a compatibilização de projetos em tempo real. A tecnologia também contribui na redução de falhas, antecipa problemas e analisa possíveis interferências.

Diante da estimativa de crescimento para o ano de 2019 é muito importante direcionar investimentos para essas tendências da construção civil com o objetivo de buscar diferenciais para se destacar no mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *